segunda-feira, 27 de junho de 2011

Morro do Alemão: A invasão do "governo".

A favela já tomada pelos policiais, a segurança de novo em pauta.. será ?
Moradores fugindo da favela ás pressas.

Como se ver os traficantes estavam bem armados.


Policial tentando conter a população apavorada e indignada com possíveis mortes de entes queridos.
Em 25 de novembro de 2010, a Polícia Militar,com apoio da Marinha do Brasil, fez uma operação especial para tomar o controle da Vila Cruzeiro. Os traficantes fugiram para o Complexo do Alemão e, no dia 26 de Novembro, a Polícia Militar, a Polícia Federal, a Polícia Civil e as Forças Armadas se posicionaram nos arredores do Complexo do Alemão, buscando tirar o controle do tráfico nesta região, como foi feito na Vila Cruzeiro no dia anterior. Houve intensa troca de tiros entre traficantes e policiais militares no início da noite do dia 26.
Dia 27 de novembro as forças policiais e Exército mantinham um cerco ao Complexo do Alemão na tarde do mesmo dia, o coronel Lima Castro, relações públicas da PM do Rio, chegou a dizer a jornalistas que os traficantes teriam até o por-do-sol para se entregar:




"A proposta é de paz, mas se formos chamados à guerra, vamos responder com a mesma força", afirmou. 



Como não aconteceu a redenção, as Forças policiais e o Exército iniciaram na manhã do dia 28, por volta das 8h, a invasão ao Complexo do Alemão, onde estavam centenas de traficantes. No total, foram 800 soldados da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército, 300 agentes da Polícia Federal (PF) e 1,3 mil homens das polícias Militar e Civil mobilizados na para operação no Rio de Janeiro. Polícia Militar estimou que houvesse entre 500 e 600 traficantes no Complexo do Alemão. Ao longo do dia, o Exército realizou vários bloqueios no Complexo do Alemão, parando e revistando pedestres, carros, motos e caminhões para evitar a fuga de traficantes. No total, 31 pessoas foram detidas e encaminhadas para averiguação pela Polícia Civil no sábado. O coordenador da ONG Afroreggae, José Júnior, esteve no Complexo do Alemão e tentou convencer traficantes a se entregarem. 


"Ninguém falou que queria partir pro enfrentamento, mas não quer dizer que ninguém vá", afirmou ele à imprensa no local ao sair. Tentei passar pra eles que deveriam se entregar, para que não morressem e também não expusessem os moradores.





Militares poderão ficar até outubro de 2011 no Complexo do Alemão


O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse nesta terça-feira que as Forças Armadas poderão permanecer até outubro do ano que vem no Complexo do Alemão, reforçando a ocupação policial da comunidade. O pedido foi feito pelo governo do Estado ao Ministério da Defesa. Na última semana, mais de 2 mil policiais do Rio e militares das Forças Armadas ocuparam o conjunto de favelas na zona norte da cidade do Rio.

Cabral disse, no entanto, que não foi definido o número de militares que serão usados nos próximos meses de ocupação.

— Nós combinamos de não solicitar um número porque eles têm todo um procedimento militar e eles vão avaliar, de fato, quanto precisam. Eles têm todo um modelo de policiamento, que é um modelo em que há que ter X militares andando juntos. Tem toda uma lógica militar que a gente tem que respeitar — disse o governador.

De acordo com o governador, após a consolidação da ocupação com as Forças Armadas, o número de policiais será reduzido e o trabalho da polícia será mais focado na busca de armas e drogas no Alemão.

— A Polícia Militar fará, junto com a Polícia Civil, um trabalho continuado de garimpo mais organizado, casa por casa, tanto para continuar recuperando armas e drogas, como para encontrar laboratórios clandestinos e bandidos escondidos — disse.

O governador falou também sobre as denúncias de abusos cometidos por policiais durante a ocupação dos últimos dias, no Complexo do Alemão.

— Vamos punir rigorosamente qualquer policial que se afaste da prática correta, que a população está tanto louvando, que é do respeito ao próximo. Aquele infeliz que não proceder assim não vai manchar os heróis que estão trabalhando com tanta dedicação — afirmou o governador, durante cerimônia de inauguração da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro dos Macacos, na zona norte.

O governador prometeu que, no ano que vem, o Complexo do Alemão também receberá uma UPP, que deverá contar com mais de 2 mil policiais.

Em 2007, o conjunto de favelas foi alvo de operações diárias durante cerca de dois meses, entre maio e julho. A Força Nacional de Segurança auxiliou os policiais, com um cerco às entradas das favelas durante vários meses.

Em julho de 2007, o governador do Rio chegou a afirmar que a polícia não abandonaria o Complexo do Alemão. No entanto, depois dos Jogos Pan-americanos de 2007, as ações policiais rotineiras dos meses anteriores cessaram e os policiais deixaram o local.


Quem quiser ver mais fotos, logo abaixo tem uns sites que exibem algumas fotos:
  Site 1                                                       Site2








 --> Fica uma pergunta no ar, o morro saiu do controle dos "traficantes"... chegou a vez do controle por parte de milícias? Quem leu este post, e já assistiu "Tropa de elite 1 e 2", perceberá que aconteceu e está acontecendo quase a mesma coisa. 




. Desde já agradeço a quem já leu, ou está lendo, ou irá ler os meus posts. Abraços (:





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário